TURISMO CRESCE E FAVORECE A CONSTRUÇÃO CIVIL


O crescente destaque de cidades e regiões portuguesas na imprensa e em eventos internacionais transformaram Portugal num destino da moda – e, com isso, colocaram também milhares de turistas estrangeiros nas rotas de Lisboa, Porto, Algarve, Douro, Açores, Madeira, Alentejo e demais pontos de atracção turística.
As motivações – geográficas, culturais, gastronómicas, patrimoniais e tantas outras – são conhecidas, mas o certo é que nem sempre a oferta disponível tem sido capaz de responder ao aumento da procura. O panorama, contudo, começa a dar sinais de mudança. Ao crescente interesse por Portugal – seja para o turismo de negócios, seja para eventos de grandes marcas e multinacionais, seja para o clássico turismo de lazer – juntam-se os primeiros sinais de retoma.
E, com esses sinais, surgem também novos investimentos em hotéis e pousadas. O reforço da oferta hoteleira e a sua diversificação são relevantes para reagir à procura, mas é importante que ao aumento do número de quartos e de serviços disponíveis, corresponda também um investimento na qualidade turística.
Um dos pontos fortes do turismo português e que tem seduzido tantos especialistas e publicações internacionais também tem muito a ver com essa garantia de qualidade, que vai desde a hospitalidade das equipas aos pequenos hotéis de charme – e que também passa pela capacidade das cidades e das regiões em assegurar condições de acesso, mobilidade e serviços. É mais um desafio que implica também um trabalho de colaboração entre os privados e o sector público. Mas tudo isso é essencial para tirar partido deste momento em alta do turismo nacional assegurar que é um destino que merece continuar na moda.

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