Problemas com humidades ascendentes ou capilares

HUMIDADE E SALITRE, CAUSAS E TRATAMENTOS POSSÍVEIS


O salitre, quando surge, é um dos problemas mais complicados de se resolver nas paredes das casas. É de difícil resolução e raramente tem uma solução definitiva.

A presença de humidade ascensional nas paredes é uma das patologias que conduz a uma acelerada degradação física e estética dos rebocos e alvenaria, sendo caracterizada por uma mancha de humidade geralmente na base das paredes e pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas (eflorescências ou criptoflorescencias).

O QUE É O SALITRE E PORQUE APARECE?
Os materiais de construção, quando estão em contacto direto com a água ou com um solo húmido, vão absorvendo esta água ou humidade de uma forma bastante rápida. A água vai se evaporando, mas normalmente sobe mais rapidamente pelas paredes do que se evapora, especialmente se existir um clima húmido. É por esta razão que algumas construções dispõem de uma camada isolante, alguns centímetros acima do solo, de modo a isolar a alvenaria da humidade. Nem sempre existe esta proteção ou muitas vezes está defeituosa, não protegendo devidamente a estrutura.
 
Este problema causa frequentemente a completa degradação dos suportes e dos revestimentos que neles tenham sido aplicados.

Como o próprio nome indica, a humidade ascendente é aquela que sobe, mais ou menos entre 50 a 120 centímetros de altura. Esta altura poderá ser menor se a divisão for ventilada ou se a alvenaria tiver menos sais na sua constituição. Contrariamente, a altura pode ser maior se a alvenaria tiver mais sais ou se a evaporação não for possível devido a um revestimento que não seja transpirável ou a um cimento hidrófugo (impermeável à água).

Quando em contacto com o ar, os sais formam manchas de salitre nas paredes, tanto interiormente, verificando-se bolores ou eflorescências, como exteriormente, podendo se verificar a presença de musgos. Os revestimentos vão se degradando ao longo do tempo, podendo mesmo destruir por completo as paredes, tanto mais rapidamente quanto maior o teor de água e sais ascendentes. Este tipo de humidade distingue-se facilmente dos outros tipos, pela extensão de parede que pode afetar.

ALGUMAS CAUSAS
Falta ou má construção do pavimento exterior à volta da casa, sem a inclinação devida, a água fica retida junto das paredes ou fundações;
Falta de algerozes por onde a água da chuva se desloque, ficando assim junto às paredes ou fundações;
As paredes por vezes podem receber humidade devido à falta de uma boa drenagem das águas fluviais ou à existência de rachas nas paredes exteriores;

O piso térreo assente diretamente na terra, sem drenagem nem isolamento do chão e das paredes;
Existem situações, que devido ao tipo de construção que foi efetuado torna-se impossível resolver o problema;
Para se tratar este problema é necessário descobrir a origem deste mal e tratá-lo, caso contrário, mais cedo ou mais tarde o salitre vai voltar a aparecer nas paredes.

Portanto, se repararmos apenas o reboco, aplicar um isolante e/ou pintarmos, o problema continua lá e o salitre irá voltar a aparecer, isto também porque as paredes no inverno voltarão a receber humidade.

TRATAMENTO
As técnicas mais eficazes contra a humidade ascendente são:

Instalação de uma barreira de impermeabilização;
Revestimento com rebocos de drenagem;
Injeção de um produto hidrófugo;
É importante detectar onde é que as paredes estão a ser alimentadas com água ou humidade e acabar com essa fonte.
 
No pavimento exterior, se normalmente se acumulam águas fluviais junto às paredes, deverá ser feita uma inclinação no chão, para uma boa drenagem periférica das águas se afastarem das paredes.


BARREIRA DE IMPERMEABILIZAÇÃO OU MEMBRANA ESTANQUE
As novas construções já usam este tipo de impermeabilização. Contudo, a aplicação deste tipo de barreira é bastante difícil e complexa para construções já existentes. Esta técnica consiste em:

REVESTIR COM REBOCO DE DRENAGEM
A fim de prevenir que os sais arrastados pela humidade ascendente possam provocar a destruição do reboco, é imprescindível que este contenha no seu interior uma rede de canais que permitam o alojamento destes sais e facilitem a evaporação da água. Por tudo isto, é importante que o reboco a ser aplicado seja específico para o tratamento de paredes com salitre e humidade, a fim de possibilitar e facilitar a respiração das paredes.


Eliminar totalmente os rebocos e pinturas existentes, até cerca de 50 cm acima do extremo superior da mancha produzida pela humidade ascendente e pelos sais.





1- Parede com Humidade e salitre 

2- Reabilita cal MP

3- Reabilita cal AC com Isovit rede 160 

4- Isovit AD 25 (primario) + Isovit rev SP (tinta a base de silicatos)


https://www.secil.pt/pt/solucoes/reabilitacao/rebocos-e-revestimentos/tratamento-de-paredes-com-humidades-ascensionais




























































  1.                                                     

  2.                                                          

          

















Comentários

Mensagens populares