E se um dia fosse possível deixar de pagar electricidade?

Hoje já se pode instalar um painel solar numa casa ou empresa e produzir energia para consumo próprio, abatendo parte da conta da luz. Mas e se fosse possível instalar equipamentos com capacidade suficiente para abastecer todo o consumo que se tem, não pagar eletricidade e ainda, se se produzisse energia a mais, vender à rede e ganhar algum dinheiro com isso? A premissa pode não ser válida para todos os tipos de casas, edifícios, empresas ou negócios, mas é uma realidade que está cada vez mais próxima.
Ainda este ano - até ao final do primeiro semestre, sabe o Dinheiro Vivo -, o Governo pretende publicar uma nova legislação que permitirá instalar este tipo de equipamentos de autoconsumo e iniciar uma revolução no mercado e no modelo de rendas de energia que existe hoje.
É que, quando se instala um painel solar numa casa ou empresa (respetivamente micro e minigeração), a energia produzida é vendida à rede a uma tarifa predefinida pelo Governo e que é paga por todos os consumidores do País. O valor encaixado com a venda abate a conta da luz e amortiza, a cinco ou dez anos, o investimento feito nos painéis, que pode ser de 20 mil euros.

Com um novo sistema, a energia produzida seria toda para consumir em casa ou empresa e só quando se produzisse a mais é que se colocaria na rede. Isto teria impacto na distribuição e nos contadores, que iriam precisar de alguns investimentos. E ainda nas tarifas, que, diz o vice-presidente da Apisolar, João Carvalho, “poderiam nem existir porque essa energia seria vendida à rede a preços de mercado, acabando de vez com os subsídios”.

Comentários

Mensagens populares