Avançar para o conteúdo principal
AUMENTAR O VALOR DA SUA CASA
Oito maneiras de aumentar o valor da sua casa
Conheça algumas regras base de renovação para a sua casa, que lhe permitirão aumentar o valor do imóvel. Os revestimentos e isolamentos podem desempenhar um papel importante.
A revista Time fez recentemente um artigo, com apoio num inquérito da Consumer Report aos Millennials (a geração nascida entre 1982 e 2002, ou seja a que está hoje a entrar no mercado de trabalho ou a estudar) e considerando as atuais mudanças no mercado habitacional nos Estados Unidos, sobre como melhorar alguns aspetos das casas que habitamos de forma a aumentar o seu valor. Os revestimentos e isolamentos que escolhemos nas mais diversas divisões e para a mais diversas finalidades desempenham aqui um papel determinante.
1) A Cozinha continua a ser a rainha
Compradores de todos os tipos sempre se focaram na cozinha, mas esta divisão é particularmente importante para a atual vaga de compradores da sua primeira casa. Uma cozinha moderna e atualizada está na lista de caraterísticas ideais numa casa para os Millennials. Comprar eletrodomésticos novos, renovar bancadas e pavimentos, pintar paredes e armários, podem dar uma nova vida ao espaço. Na atualidade, o artigo aconselha o uso de materiais como o aço inoxidável ou quartzo.
Potencial de valorização da casa: 3 a 7%
2) Torne a áreas úteis mais eficientes
Maior não é necessariamente melhor nos dia de hoje, mas aumentar o espaço útil na casa pode aumentar o seu valor. Uma zona de estar com espaço aberto flexível estava em segundo lugar das características mais desejadas destes consumidores numa casa. Arranjar a cave ou o sótão são duas formas de aumentar a área na casa.
Potencial de valorização da casa: 4 a 6%
3) Não deixe a sua casa ser um “sugador” de energia
Baixar os custos de energia da casa induz poupanças enquanto lá viver e é cada vez mais um dos principais argumentos na hora de vender. Os sistemas de aquecimento, os isolamentos, iluminação ou as janelas são fatores onde se pode intervir para tornar a casa mais eficiente em termos energéticos.
Potencial de valorização da casa: 1 a 3%
4) Mantenha a simplicidade e uma casa “sem stress”
Se dantes eram símbolo de luxo, bancadas em pedra que mancham, roupeiros muito ornamentados que só apanham pó e alcatifas de parede a parede são hoje vistos como trabalho extra para quem compra casa. Estes elementos não são apenas desvalorizados, como considerados adversos. As novas gerações querem aproveitar a casa e dão mais valor a sistemas de ar condicionado, canalização e eletricidade atualizados. Telhados novos e pavimentos em madeira são também elementos valorizados.
Potencial de valorização da casa: 3 a 5%
5) Construa uma casa para gerações
A população mundial está cada vez mais envelhecida e o stock residencial atual não está preparado para dar resposta a este envelhecimento, com muitas escadas, banheiras estreitas, entre outros handicaps. Muitos proprietários estão já a pensar nisso e a fazer as melhorias necessárias hoje. Zonas de duche sem limitações, as suites nos pisos térreos ou as sanitas mais elevadas são algumas medidas.
Potencial de valorização da casa: 1 a 2%
6) Pintar continua a ser um upgrade importante
A tinta dá bom aspeto à casa, ao mesmo tempo defendendo-a do desgaste e depreciação. Se vai vender a sua casa, concentre-se em pintar áreas de elevado tráfego, como a cozinha ou as casas-de-banho. Cores neutras e tintas de elevada qualidade são algumas sugestões nesta área.
Potencial de valorização da casa: 1 a 2%
7) Lembre-se do exterior
Para quem tem jardim ou quintal, esta área exterior é outra oportunidade para expandir o espaço de vivência. Fazer um deck ou um pátio, com espaço para sentar ou um churrasco é uma forma de criar um espaço definido para a vida fora de portas. Mas não esqueça a regra da baixa manutenção. Uma piscina, por exemplo, pode já não ser valorizada pela nova geração de consumidores.
Potencial de valorização da casa: 3 a 5%
8) Confirme que a sua nova tecnologia é inteligente
Alguns aparelhos inteligentes acrescentam valor e interesse à casa, incluindo por exemplo termóstatos programáveis e outros produtos como a iluminação, fechadura ou sistemas de segurança. Estes aspetos são bastante apelativos para os Millennials, que cresceram com os smart phones e estão habituados a controlar tudo a partir desses equipamentos.
Potencial de valorização da casa: 3 a 5%
Comentários
Enviar um comentário