Muito stress? Experimente o remédio que só leva uns minutos

Bill Rielly tinha tudo: uma licenciatura tirada em West Point, uma posição de executivo na Microsoft, uma fé forte, uma excelente vida familiar e muito dinheiro. Até se dava bem com a família da mulher! Assim sendo, porque tinha tanto stress e ansiedade que mal conseguia dormir à noite? Trabalho com ele há muitos anos e ambos acreditamos que a sua experiência pode ser útil a outros indivíduos capazes e determinados.
A certa altura, nenhum grau de sucesso parecia suficiente para Bill. Em West Point, aprendera que a maneira de resolver problemas era perseverar através de toda a dor. Mas esta abordagem não parecia funcionar na redução do seu stress.

Quando terminou a sua segunda maratona alguns minutos mais lento do que o objetivo programado, sentiu que tinha falhado. Para “corrigir” as coisas, correu outra maratona apenas cinco semanas mais tarde. O seu corpo rejeitou a ideia e ele demorou mais uma hora do que na corrida anterior.
Finalmente, a mulher convenceu-o a tentar perceber o que estava, realmente, a provocar-lhe o stress e ele passou os anos seguintes a procurar formas de encontrar mais prazer na jornada. Neste processo, descobriu cinco ferramentas. Cada uma delas era bastante básica, mas em conjunto mostraram ser capazes de lhe mudar a vida e permitiram o seu êxito posterior como executivo da Apple.
Respirar. Começou com um passo pequeno, fazendo três respirações profundas de cada vez que se sentava à secretária. Percebeu que o ajudava a relaxar. Depois de estas três respirações se tornarem um hábito, aumentou para alguns minutos por dia. Percebeu que estava mais paciente, mais calmo e vivia mais o momento. Agora, faz esta respiração 30 minutos por dia. Assim restaura as suas perspetivas, ao mesmo tempo que consegue olhar para uma questão ou problema de uma maneira diferente e lembrar-se de novas soluções. Os exercícios de respiração profunda fazem parte, há milhares de anos, das práticas de ioga, mas pesquisas recentes realizadas no Massachusetts General Hospital, da Universidade de Harvard, documentam o impacto positivo deste tipo de respiração na capacidade do nosso corpo para lidar com o stress.

Comentários

Mensagens populares