Valor médio de avaliação bancária voltou a cair em Novembro
O valor médio de avaliação bancária do total do país diminuiu 0,1% face a Outubro, a que correspondeu um valor médio de avaliação de 1018 euros por metro quadrado, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta segunda-feira.
Os resultados de Novembro contrariam a variação mensal positiva de Outubro, em que a avaliação dos imóveis realizada pelos bancos para efeitos de concessão de crédito tinha aumentado 0,5%, ou cinco euros, para 1,019 euros por metro quadrado.
A variação homóloga foi negativa em 0,3%, menor que a variação negativa de 0,7% registada em Outubro.
A Área Metropolitana de Lisboa apresentou uma variação positiva de 0,2% face ao mês anterior, enquanto a do Porto foi negativa em 0,1%.
A Região Autónoma dos Açores e o Algarve registaram, face ao mês precedente, as diminuições mais intensas, de 35 euros por metro quadrado (variação de -3,5%) e de 10 euros (-0,8%), respectivamente, para valores de 979 euros e de 1288 euros.
Por segmentos, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos fixou-se em 1057 euros por metro quadrado, inferior em 0,3% ao valor observado em Outubro. Em Outubro, o valor médio de avaliação de apartamentos tinha aumentado 0,6% comparativamente com Setembro.
A redução de 1,7% para 868 euros por metro quadrado, observada na região do Centro, foi a que mais influenciou a variação agregada.
Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária das moradias para o total do país foi 950 euros por metro quadrado em Novembro, valor idêntico ao observado em Outubro e correspondendo a uma diminuição de 2,3% em termos homólogos.
Comentários
Enviar um comentário